Procurador pede para TCU proibir Bolsonaro de ‘promover cloroquina’

0
564

Presidente defende o medicamento para tratamento contra coronavírus; Fármaco não tem eficácia comprovada

Por Poder 360 — O subprocurador do Ministério Público Lucas Rocha Furtado pediu nesta 3ª feira (14.jul.2020) ao TCU (Tribunal de Contas da União) que obrigue o presidente Jair Bolsonaro a deixar de “propagandear o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no trato da covid-19″.

Segundo Furtado, o chefe do Executivo federal estimula o uso de 1 remédio que não tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus.

“A crua verdade é que a massa de brasileiros, em grande parte, ignorante e sem instrução, não tem meios nem condições de decidir pelos adequados caminhos a trilhar nesta horrível crise pandêmica”, escreve o procurador na peça.

“Essa importante e crucial tarefa cabe às autoridades científicas e à OMS [Organização Mundial da Saúde], bem como aos políticos e aos gestores públicos que se alinhem às diretrizes por elas estabelecidas. Destarte, é de se deduzir que somente políticos e gestores públicos mal-intencionados ou irresponsáveis agem de forma a contrariar o norte apontado pela comunidade científica e pela OMS nesta pandemia”, acrescenta Furtado.

O presidente é 1 defensor ferrenho do uso do medicamento. Ele mesmo está em tratamento contra a covid-19. Gravou 1 vídeo ingerindo o remédio.

Antes de tomar o comprimido, o chefe do Planalto disse que “com certeza” o tratamento “está dando certo”. Assista abaixo (1min39seg):

STF COBRA INFORMAÇÕES

Em 3 de julho, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello determinou que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, apresente informações sobre as orientações para o uso das duas substâncias contra o coronavírus. A decisão ocorre em uma ação da CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde) e da Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos).

Foto: Reprodução/CNN.

Deixe uma resposta