Prefeitura libera retomada de cursos profissionalizantes, escolas de futebol, artes marciais e dança

Estabelecimentos que não cumprirem recomendações devem ser penalizados

0
519

A Prefeitura de Natal autorizou, a partir desta sexta-feira (31), seguindo parecer favorável do Comitê Científico de Enfrentamento da Covid-19, a retomada das atividades em escolas de treinamentos, cursos profissionalizantes e de reciclagem profissional, cursos de formação, extensão e reciclagem de vigilantes, escolas de futebol, artes marciais e dança, apenas para treino e condicionamento físico, desde que não haja contato físico entre os participantes.

O decreto que liberou as atividades traz uma série de recomendações para que os estabelecimentos, sob pena de interdição em caso de descumprimento ao atendimento às regras estabelecidas no protocolo geral. É vedado o contato físico entre os participantes, sendo obrigatório o distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas, com uso obrigatório de máscaras de proteção. As academias de artes marciais deverão seguir os procedimentos gerais do protocolo de retorno às aulas que foi disponibilizado pela Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte.

Em seu parecer, o Comitê Científico de Enfrentamento da Covid-19 destaca que, mesmo com a o início da Fase 3 da reabertura gradual e responsável do comércio e serviços no âmbito do Município do Natal, não houve diminuição da disponibilidade de leitos de estado crítico e de UTI na rede municipal de saúde, bem como a diminuição do número de atendimentos de casos com Covid-19 nas unidades públicas de saúde da capital potiguar.

“De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, constatou-se uma acentuada desaceleração na curva de suspeitos e confirmados, além de óbitos. Para se ter uma ideia, de junho para julho (até o dia 27), houve uma queda de 49,87%. Tudo isso é fruto do trabalho desenvolvido pela gestão na abertura e ampliação de leitos, instalação dos Centros de Enfrentamento da Covid-19 nas zonas Norte e Oeste, aplicação do Protocolo de Tratamento dos pacientes logo no início dos sintomas e o fortalecimento da fiscalização. Não podemos e não iremos relaxar. Seguimos atentos para que os números melhorem cada vez mais e nós possamos permitir a retomada de mais segmentos”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Foto: João Maria Alves.

Deixe uma resposta