Justiça manda soltar estudante de veterinária picado por naja no DF

Homem foi preso suspeito de crime ambiental e de tentar atrapalhar investigações sobre tráfico de animais

0
639

Por Afonso Ferreira e Isabella Melo, G1 DF e TV Globo — A Justiça do Distrito Federal mandou soltar, no fim da tarde desta sexta-feira (31), o estudante de medicina veterinária Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkuhl, picado por uma cobra naja no começo de julho. Durante a tarde ele chegou a ser ouvido, durante três horas, na 14ª DP, do Gama.

Pedro é suspeito de crime ambiental e de ter tentado atrapalhar as investigações sobre o tráfico de animais exóticos. A prisão temporária foi revogada pelo relator da 2ª Turma Criminal, desembargador Roberval Casemiro Belinati, em decisão monocrática, após pedido da defesa do jovem, de 22 anos.

Os advogados alegam que o estudante “prestou todos os esclarecimentos, firme no propósito de colaborar com as investigações”. A defesa alega ainda que Pedro forneceu a senha do celular do padrasto dele, o tenente-coronel Eduardo Condi, da Polícia Militar – o aparelho foi apreendido durante a Operação Snake.

Nesta sexta-feira, a Justiça do DF mandou soltar o colega de Pedro, Gabriel Ribeiro de Moura, de 24 anos, que estava preso temporariamente. Gabriel também é suspeito de tentar atrapalhar as investigações sobre um suposto esquema de tráfico de animais.

Investigação

Desde a picada da naja, a Polícia Civil deflagou a chamada Operação Snake, que apura o tráfico de animais no DF, os investigadores apreenderam celulares de pessoas ligadas a Pedro Henrique Krambeck. Em um dos aparelhos, foram encontradas mensagens de Fabiana Volkweis – que é professora de Pedro e de Gabriel Ribeiro.

Em um dos trechos, ela diz para “soltarem as cobras no mato” –inclusive as peçonhentas.

Na última semana, a professora foi ouvida pela Polícia Civil. Na última quinta-feira (30), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) informou que está acompanhado as investigações e se colocou à disposição para esclarecimentos.

O CRMV disse também que, se ficar provada a participação de profissionais, vai instaurar um processo ético profissional.

O acidente com a naja

Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul, de 22 anos, foi picado por uma naja no dia 7 de julho. A cobra é uma das mais venenosas do mundo e não havia soro antiofídico no Distrito federal.

O hospital particular para onde o estudante foi levado precisou pedir o antídoto para o Instituto Butantan, em São Paulo – único local que tinha o soro no país, para pesquisa. Pedro entrou em coma e correu risco de vida.

As investigações da Polícia Civil, apontam que o jovem criava a cobra em casa ilegalmente e que tinha, pelo menos, 18 serpentes. A mãe e o padrasto de Pedro prestaram depoimento na sobre tráfico de animais e sabiam sobre a criação ilegal dos animais.

Após o incidente com a naja, a polícia da capital intensificou as investigações sobre a criação ilegal de espécies exóticas no DF. A corporação chegou afirmar que o caso revelou um esquema de tráfico de animais com prováveis ramificações internacionais.

No dia 17 de julho, o Ibama informou que havia afastado um servidor do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), suspeito de envolvimento no caso. De acordo com o instituto, foi instaurado um processo administrativo disciplinar interno para investigar a suposta participação de servidor.

Depois, em 23 de julho, a Justiça Federal de Brasília mandou o Ibama afastar uma servidora, suspeita de envolvimento em um esquema de tráfico internacional de animais silvestres e exóticos.

Foto: Arquivo pessoal; Ivan Ma.

Deixe uma resposta