Chefe de quadrilha envolvida em disputa que provocou 121 mortes em dois anos é preso no RN, diz polícia

0
634

Por G1PE — A Polícia Civil anunciou a prisão de um homem considerado um dos criminosos mais procurados de Pernambuco e que fugiu após ser resgatado na saída de uma audiência de custódia, em 2018. Segundo a corporação, B.R.M.A. chefiava uma quadrilha de tráfico e homicídios envolvida em uma disputa que deixou 121 mortos, em dois anos, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

A captura de B.R.M.A. ocorreu no sábado (1º), mas foi divulgada nesta segunda (3). A operação ocorreu na cidade de São José de Mipibu, na Grande Natal (RN), onde ele morava com oito filhos e a mulher.

A quadrilha atuava principalmente em de Vista Alegre, Vila Rica e Santo Aleixo, em Jaboatão. “Essa guerra promovida por ele nos causou 121 mortes nestas localidades. Ele comandava bem de frente o tráfico de drogas na comunidade, aliciava menores e ameaçava pessoas, dizendo até que cortaria cabeças”, declarou o delegado Cláudio Neto, em entrevista coletiva.

O nome de B.R.M.A. ficou conhecido em junho de 2018, quando ele foi alvo de um resgate realizado pela quadrilha. O homem cumpria pena da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, e fugiu em uma ação comandada por quatro homens, no Sítio Histórico de Igarassu, na mesma região.

A viatura em que ele estava foi interceptada pelos criminosos, que renderam os dois agentes penitenciários responsáveis pela escolta. Na época, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), informou que ele cumpria pena por homicídio e tinha participado de uma audiência no Fórum de Jaboatão.

Desde a fuga, a polícia passou a procurar BR.M.A. Ações foram realizadas em Pernambuco, Paraíba e no Rio Grande do Norte. Na sexta-feira (31), após 40 dias de apuração, uma equipe esteve em São José de Mipibu e localizou a residência do homem.

Segundo o delegado Cláudio neto, foi preciso esperar a melhor oportunidade para fazer a abordagem, ocorrida na manhã do sábado. “Na quinta vez em que ele saiu de carro com um filho e a mulher, a gente fez a abordagem, no Centro da cidade”, informou.

Na ação, segundo a polícia, as equipes da Divisão de Homicídios Metropolitana Sul cumpriram mandados de prisão preventiva expedidos contra o alvo.

“Ele passou por diversos municípios de vários estados do Nordeste. Muito esperto e com extrema inteligência, ele conseguia fazer essas ações”, comentou o policial.

Depois da captura o preso foi levado para a Divisão Sul de Homicídios e, em seguida, encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Foto: Reprodução/TV Globo.

Deixe uma resposta