Discos para descobrir em casa – ‘Asa de luz’, Oswaldo Montenegro, 1981

0
627
Capa do álbum 'Asa de luz', de Oswaldo Montenegro — Foto: Milton Montenegro

♪ DISCOS PARA DESCOBRIR EM CASA – Asa de luz, Oswaldo Montenegro, 1981

♪ “Cada luz com sua sombra”, sintetizou Oswaldo Montenegro em verso da bonita música-título do quarto álbum do artista, Asa de luz, produzido por Liminha e lançado em 1981.

O verso traduziu o paradoxo existencial vivido pelo cantor, compositor e músico carioca – artista de itinerante trajetória, nascido em 15 de março de 1956 com o nome de Oswaldo Viveiros Montenegro – no momento em que concebeu, gravou e lançou o álbum Asa de luz.

Em 1980, após década de peregrinação por festivais de portes distintos em rota que incluiu pausa para a gravação do obscuro primeiro álbum do artista, Trilhas, lançado em 1977 com tiragem de 300 cópias vendidas de forma artesanal, Montenegro alcançara sucesso massivo ao defender Agonia – canção do amigo e parceiro Mongol – no festival MPB-80.

Oito anos após ter apresentado a canção Automóvel sem repercussão na sétima e última edição do Festival Internacional da Canção (FIC) (1972), o cantor venceu o festival exibido pela TV Globo em 1980 e – no embalo da consagração nacional – lançou o LP Oswaldo Montenegro, segundo dos três álbuns do contrato assinado com a gravadora WEA em 1978 e encerrado após o fracasso do LP Asa de luz.

Deixe uma resposta