♪ DISCOS PARA DESCOBRIR EM CASA – Tango, Vitor Ramil, 1987

♪ Estudante de violão clássico desde os 11 anos e compositor desde os 12, o precoce Vitor Ramil tinha meros 18 anos quando teve a primeira música gravada – no caso, na voz cristalina de Zizi Possi. Música que Ramil compusera aos 14 anos.

Ao registrar Minas de prata no álbum Zizi Possi, lançado em 1980, a cantora apresentou ao Brasil este compositor gerado no sul, mais especificamente de Pelotas (RS), cidade gaúcha onde Vitor Hugo Alves Ramil nascera em 7 de abril de 1962.

Pelotas, no universo musical de Ramil, se tornou Satolep (anagrama do nome da cidade de natal), fonte de inspiração para a criação da Estética do frio, teoria formalizada em ensaio de 1992 e mola propulsora de grande parte da discografia do artista por apresentar obra calcada no universo do sul do Brasil sem se apoiar na visão estereotipada do gaúcho no eixo etnocentrista do sudeste, onde Ramil morou, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), de 1986 a 1992.

Nessa discografia inteiramente autoral composta por 11 álbuns (o 12º, Avenida Angélica, já está idealizado com músicas compostas sobre versos da poeta gaúcha Angélica Freitas, mas permanece inédito em 2020, à espera de oportunidade para ser gravado), Tango foi o terceiro disco deste cantor, compositor e músico de assinatura singular.

Deixe uma resposta