Pesquisadores explicam por que investir em ouro pode ser um grande risco agora

0
460
Fonte: Agência Brasil.

O preço do ouro atingiu nesta semana o máximo histórico de US$ 2.063,54 a onça. Entusiastas do metal precioso o chamam de ativo de segurança, extrapolam a tendência recente e esperam que a alta continue. Mas será que depois da alta recente é seguro comprar ouro?

Avaliar a tendência de evolução dos preços do ouro não é algo trivial. Os últimos dois presidentes do FED (Banco Central americano), Janet Yellen e Ben Bernanke concordam com o desafio. Yellen afirmou em sua sabatina no Senado americano: “I don’t think anybody has a very good model of what makes gold prices go up or down” (eu não acho que alguém tem um bom modelo que explique se os preços do ouro vão subir ou cair). Bernanke acrescentou em 2013: “nobody really understands gold prices, and I don’t pretend to understand them either” (ninguém realmente entende o preço do ouro, e eu não finjo que entendo também).

Em artigo divulgado na última quarta-feira (05/08/2020) intitulado “Gold, the Golden Constant, COVID-19, “Massive Passives” and Déjà Vu” três pesquisadores tentam realizar esta difícil tarefa e alertam sobre o patamar atual. O gráfico abaixo mostra a evolução do preço do ouro corrigido a valores de hoje. Perceba que o preço atual se encontra muito próximo das altas históricas ocorridas em 1980 e 2011.

Fonte: Folha de São Paulo.

Deixe uma resposta