Juiz autoriza Temer a viajar para Beirute

0
554

Por Camila Zarur e Leandro Prazeres/O Globo — O juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, atendeu nesta segunda-feira ao pedido da defesa de Michel Temer e autorizou a viagem do ex-presidente em missão oficial ao Líbano. Temer, que descende de libaneses, foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro a liderar a missão oficial brasileira de ajuda aos cidadãos de Beirute, capital do país, onde uma explosão no porto devastou boa parte da cidade e deixou ao menos 163 mortos, mais de 6 mil feridos e 300 mil desabrigados na semana passada.

Na sua decisão, Bretas afirma que concedeu autorização porque “o motivo está plenamente justificado ante a natureza humanitária da missão oficial para a qual foi designado, em nome da República brasileira, e que, em outras ocasiões, a instância superior concedeu-lhe autorização de viagem”.

O advogado de Temer, Eduardo Carnelós, precisou solicitar autorização a Bretas para que viagem fosse realizada porque o político está proibido de sair do Brasil sem o consentimento do Judiciário. Ele é réu em duas ações que correm no âmbito da Operação Lava-Jato do Rio de Janeiro. O pedido foi apresentado ao magistrado na noite desta segunda, conforme antecipou a jornalista Bela Megale, logo após um decreto no Diário Oficial da União (DOU), em edição extra, oficializar o convite de Bolsonaro ao ex-presidente.

Pouco antes, o governo publicou a lista dos representantes da delegação que vai representar o Brasil em Beirute. Além do ex-presidente, a delegação conta com o ex-marqueteiro de Temer, o publicitário Elsinho Mouco, e do presidente da Fiesp (Federação da Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf.

Foto: Marcos Corrêa.

Deixe uma resposta