O número de divórcios teve um aumento de 18,7% no país. Desde o mês de março, a quantidade de divórcios extrajudiciais, aqueles que não envolvem discussões sobre filhos ou bens, registrava queda nos cartórios. A partir de junho, no entanto, o número voltou a crescer. Para os especialistas, esse aumento faz parte do processo gradual de retomada de atividades jurídicas. Na região Nordeste, os Estados, com exceção da Paraíba, apresentaram crescimento entre os meses de maio e junho de 2020. No RN, o crescimento foi de 16,7%.

Apesar do crescimento generalizado de um mês para o outro neste ano, ao comparar os dados de 2020 com os do mesmo mês em 2019, é possível perceber que houve uma queda no total de divórcios extrajudiciais concedidos durante o período. Enquanto a nível nacional o recuo foi de 18,7% para 1,9%, ao analisar os dados do Rio Grande do Norte observa-se que, na realidade, houve uma queda de 28,2% nos divórcios em relação ao ano anterior.

No dia 26 de maio, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou o provimento nº 100, que regulamenta os divórcios por videoconferência o que, para pessoas da área do Direito, foi uma das razões para o aumento identificado entre maio e junho.

 

Números:

16,7% foi o aumento no número de divórcios do RN entre maio e junho de 2020;

28,2% foi a queda no número de divórcios do RN entre junho de 2019 e junho de 2020;

18,7% foi o aumento no número de divórcios no Brasil entre maio e junho de 2020;

122,2% foi o maior aumento de divórcios registrado entre os meses de maio e junho de 2020 na região Nordeste, no Estado do Piauí.

Fonte: Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Deixe uma resposta