Aulas presenciais estão suspensas no Rio Grande do Norte desde março
Os efeitos da crise instalada pelo Coronavírus no sistema de educação do Rio Grande do Norte têm sido amenizados por uma parceria com a Plataforma Clickideia, pela qual estudantes e professores acessam conteúdos educacionais no formato on-line. As aulas presenciais no Estado estão suspensas oficialmente desde o dia 18 de março, em razão da pandemia, e ainda não há data definida para o retorno de atividades escolares presenciais. A forma mais viável para manter os estudos em dia foi apostar no ensino remoto.

Diante disso, a Clickideia, que presta serviço de ensino on-line para 24 escolas estaduais potiguares, decidiu auxiliar outros estudantes e abriu o acesso para toda a rede de ensino de forma gratuita, por meio do Projeto Clicksocial. A utilização da plataforma, que antes era restrita para algumas escolas do RN, em poucos dias subiu para mais de 500 escolas cadastradas.

De acordo com o professor de biologia, Alexandre Padilha, da Escola Estadual Roberto Rodrigues Krause, fica localizada no município de Parnamirim (RN) e é beneficiada pelo Projeto Clicksocial, a plataforma proporciona uma excelente oportunidade para ensino e aprendizagem remota.

“Os recursos oferecidos permitem ao aluno da nossa escola desenvolver atividades remotamente, mesmo nesse processo de isolamento social. Ambientes virtuais de aprendizagem como esse tem diminuído o impacto negativo no aprendizado do discente”, conta.

Ao saber da liberação da plataforma, pelo Projeto Clicksocial, o professor fez o cadastro da escola e dos alunos e criou grupos no WhatsApp para as turmas. “Através dos grupos, enviamos conteúdos selecionados do portal para eles responderem questionários de forma on-line. O contato dos alunos com essa ferramenta faz com que eles consigam superar dificuldades na aprendizagem e desenvolver habilidades na execução dos exercícios, contando com a flexibilidade que o meio virtual proporciona”, relata.

Já para Idenildo Melo, professor de Sociologia e Filosofia da Escola Estadual Professor Pedro Gurgel, em Almino Afonso (RN), também beneficiada pelo Clicksocial, neste momento delicado para a educação, a plataforma Clickideia auxilia os docentes a desenvolverem estratégias que se aproximem da realidade dos alunos. “A plataforma é mais uma aliada que veio para minimizar o distanciamento social na educação. Retiramos de lá matérias, podcasts e outras atividades que permitem a praticidade e a dinâmica de novas metodologias para o ensino remoto, de acordo com a realidade e necessidades dos alunos”, disse.

Visando manter o assunto sempre em discussão e estimular o acesso ao ensino remoto, a Clickideia realiza em setembro uma série de lives para debater a educação na atualidade, com a participação de diretores, coordenadores e professores das escolas do Rio Grande do Norte. No dia 03, o tema abordado será a aprendizagem remota e as estratégias e desafios de quem faz acontecer. Já no dia 04, será a vez de dar destaque ao Setembro Amarelo, abordando a prevenção da saúde mental na escola.

Deixe uma resposta