Secretária de Educação recebe militares da Escola Cívico-Militar de Natal

0
571

Na tarde dessa quarta-feira (26), a secretária municipal de Educação de Natal, professora Cristina Diniz, recebeu os diretores da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, acompanhados por dois oficiais das forças armadas que atuarão na unidade de ensino, escolhida para ser a primeira Escola Cívico-Militar do Rio Grande do Norte, localizada no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste da capital. Durante a reunião, foram vistos detalhes sobre a infraestrutura física da unidade de ensino, equipamentos de informática, fardamento e o planejamento necessário para que a escola comece bem as aulas.

Depois de passarem por uma formação técnica, os militares (Marinha, Aeronáutica e Exército) já estão presentes na unidade de ensino desde o dia 17 de julho, iniciando os trabalhos, mesmo com as aulas suspensas em decorrência do novo coronavírus. Eles estão atuando de maneira colaborativa em atividades como: levantamento do acervo da biblioteca, levantamento da situação das salas de aula e banheiros, das necessidades da escola (pintura, revisão hidráulica e elétrica e manutenção em geral); catalogação dos bens móveis (mesas, cadeiras, armários, ventiladores, etc.); almoxarifado – retirada de material, seleção do material servível e inservível, pintura, limpeza e reorganização do espaço; pátio central – poda de árvores, capinação e pintura de canteiros de jardim; parte elétrica – revisão dos ventiladores das salas de aula, funcionamento e substituição; e na biblioteca – limpeza e reorganização do espaço.

Em Natal, ao todo, foram designados 14 militares para cumprir o trabalho proposto pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, sendo 14 suboficiais e sargentos das três forças armadas, exercendo funções de monitores, divididos em dois turnos (sete em cada), e um grupo de três oficiais que ficam atuando diretamente junto da gestão civil da unidade, auxiliando os gestores pedagógico e administrativo financeiro da Escola M. Professor Veríssimo de Melo. O corpo de oficiais é formado pelo capitão da Aeronáutica Ailton Sales Pereira – oficial de Gestão Educacional, o capitão de corveta da Marinha, Jomar Xavier de Lima – oficial de Gestão Escolar, e o capitão-tenente da Marinha José Rosemberg da Silva Jerônimo Leite – oficial de Gestão Educacional. O capitão de corveta Jomar Xavier fará a função de auxiliar os diretores, já os outros dois oficiais, lidarão diretamente com alunos, coordenadores e gerenciamento dos monitores.

“Apesar de não ser nossa atividade principal, e neste momento, em que não podemos realizar as atividades para qual fomos contratados, estamos contribuindo com as nossas habilidades profissionais, adquiridas nos bancos escolares das Forças Armadas, a fim de melhorar as instalações da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo”, afirmou o capitão de corveta Jomar Xavier.

Foto: Assessoria.

Deixe uma resposta