STF vai julgar se Bolsonaro pode recomendar cloroquina

0
539

Por O Antagonista — Daqui a uma semana, a partir do dia 4, o STF iniciará julgamento que poderá proibir Jair Bolsonaro de recomendar a cloroquina ou a ivermectina para tratamento da Covid-19.

O julgamento será virtual e os ministros deverão apresentar seus votos num prazo de 10 dias.

A ação foi apresentada em abril pelo PT, sob o argumento de que população pode ser induzida à automedicação e de que pode haver desabastecimento do remédio para outras doenças.

No mesmo mês, em defesa do governo, a Advocacia Geral da União defendeu o direito de Bolsonaro e outras autoridades propagarem a cloroquina ou outros medicamentos sem eficácia comprovada.

“Impedir a veiculação dos referidos dados é colocar toda a população no escuro, sem conhecer as medidas que demonstrem a atuação da União no combate à doença. Ademais, todos os países do mundo publicam informações sobre testes com medicamentos e vacinas, e com a União não poderia ser diferente”, afirmou o órgão.

Em junho, Augusto Aras pediu ao STF para rejeitar o pedido. Afirmou que não cabe ao Judiciário interferir nas políticas públicas de combate à pandemia.

Foto: Reprodução.

Deixe uma resposta