Rio Grande do Norte e mais 5 estados do Nordeste têm desemprego acima de 60%

0
516

Por O Globo — Em seis estados do Nordeste, mais de 60% da população em idade de trabalhar está sem ocupação. É primeira vez que isso acontece em cinco deles, desde o início da série do IBGE, em 2012.

O nível de ocupação, que representa a parcela de quem está empregado na população de 14 anos ou mais, considerada em idade de trabalhar, ficou abaixo de 40% em Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí.

Alagoas já era o estado em pior situação mesmo antes da pandemia. Em janeiro, ele já tinha mais de 60% da população em idade ativa sem trabalhar. Historicamente, em tempos normais, mais da metade da população tem trabalho.

Uma das principais dificuldades geradas pela pandemia foi retratar com precisão o impacto no mercado de trabalho diante da dificuldade de realizar pesquisas e de procurar emprego em razão das medidas de isolamento social necessárias para combater o vírus.

No segundo trimestre, na média do país, apenas 47,9% dos que poderiam trabalhar tinham uma ocupação. Este indicador segue trajetória de queda desde o início da quarentena.

Foto: Reprodução.

Deixe uma resposta