Polícia Civil e Ministério da Justiça fazem operação contra suspeitos de movimentar R$ 500 mil em golpes por app de mensagens

0
518

Por Vanessa Martins, G1 GO — A Polícia Civil de Goiás, com apoio do Ministério da Justiça, realiza a Operação Data Broker, nesta sexta-feira (4). O objetivo é combater a ação de um grupo suspeito de comprar informações em sites de venda ilegal de dados e usá-las para pedir dinheiro a parentes de vítimas por meio de aplicativo de mensagens. O prejuízo, segundo a delegada Sabrina Leles, chega a R$ 500 mil.

Com base nas investigações, a juíza Placidina Pires determinou o bloqueio e exclusão de oito sites que vendiam esses dados de forma ilegal.

Nesta manhã, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão em quatro endereços de Goiânia, um na Penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia, e dois na cidade de Montes Claros (MG).

As investigações apontaram que um grupo de criminosos criava perfis falsos em aplicativos de mensagens se passando por médicos, promotores, juízes e dentistas.

Usando os dados comprados de maneira ilegal, os criminosos conversavam com contatos próximos dessas pessoas e, após algumas mensagens amigáveis, pediam transferência de dinheiro para conta de terceiros.

O G1 entrou em contato com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), às 8h15, para pedir um posicionamento sobre os mandados de busca e apreensão na Penitenciária Odenir Guimarães, e aguarda retorno.

Foto: Reprodução/Polícia Civil.

Deixe uma resposta