A movimentação na praia de Jericoacoara, no litoral oeste do Ceará, continuou intensa durante a noite deste sábado (5), quando diversos frequentadores e turistas puderam ser vistos nas ruas da vila. Conforme noticiado pelo G1, a rede hoteleira da cidade está com 100% de ocupação para o feriado de Independência. Muitos dos visitantes não usavam máscaras e desrespeitavam o distanciamento social.

Noite de Jericoacoara tem aglomeração
Noite de Jericoacoara tem aglomeração

Imagens compartilhadas pelos frequentadores do local, mostram pessoas caminhando muito próximo umas das outras, enquanto as demais são vistas sentadas em mesas de restaurantes sem manter a distância de segurança para evitar a transmissão da Covid-19. Uma multidão também foi vista próximo às barracas de venda de comida e bebida.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Ricardo Wagner, afirmou que os restaurantes e barracas de praia têm autorização para funcionar até as 23h, mantendo 50% de ocupação de mesas e cadeiras. Questionado sobre a aglomeração de pessoas, ele disse que a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara está “trabalhando para sanar os problemas”.

Muitos frequentadores não usavam máscaras e não mantinham o distanciamento social — Foto: Edson Silva

Muitos frequentadores não usavam máscaras e não mantinham o distanciamento social — Foto: Edson Silva

O decreto municipal publicado no dia 1º de agosto estabeleceu a retomada gradual das atividades na Vila de Jericoacoara. O documento autoriza reservas em hotéis, pousadas e meios de hospedagem, desde que os protocolos sanitários sejam seguidos. Os restaurantes e barracas de praia podem funcionar até as 23h, contudo com a capacidade reduzida a 50% do público total.

Feriado com 100% de ocupação na rede hoteleria

A praia de Jericoacoara registra 100% da rede hoteleira para o feriado de Independência. A vila possui 7.500 leitos entre hotéis e pousadas e todos estão lotados. Para evitar aglomerações, os restaurantes colocaram as mesas com distanciamento social. Nas pousadas e hotéis, o álcool em gel é visto na maioria delas, como verificou a reportagem do G1.

O gerente comercial do grupo La Villa, Júlio César Borges, não esconde o entusiasmo em ver grande movimentação na Vila de Jericoacoara, mas lamenta que boa parte dos turistas não respeite as determinações de segurança.

“A procura está imensa, e a gente até foi surpreendido com essa demanda altíssima para os finais de semana e feriados, e hoje realmente estamos trabalhando aí com 100% total e para os próximos feriados também a demanda é muita alta. Inclusive para fora os feriados. O turismo voltou com força total”, diz, satisfeito.

Sobre o não uso das máscaras por parte da maioria dos turistas, Júlio César, afirma que os empresários dos estabelecimentos orientam os turistas, mas está difícil convencê-los em utilizar a máscara de proteção.

“Existe uma certa dificuldade para que eles realmente cumpram as regras, que é o distanciamento e o uso de máscaras. As pousadas e os estabelecimentos estão orientando e estamos seguindo todos os protocolos, porém a gente tem ainda uma certa resistência pelo próprio turista de cumprir essas regras”, lamenta.

Fonte: G1

Deixe uma resposta