Protocolos de segurança, como o retorno gradual dos alunos, garantem volta às aulas segura

A volta às aulas presenciais exige cuidado e, principalmente, inovação, para garantir um retorno seguro, tanto para os alunos como para os funcionários. Com previsão de retorno para o dia 21 de setembro, o Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, adotou várias medidas de segurança e adaptações nos ambientes da escola. As orientações e protocolos, disponibilizados para os pais e disponível no site institucional, seguem os parâmetros do Ministério da Educação (MEC), da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e das autoridades de saúde, para evitar que o ambiente escolar torne-se um meio de contágio e propagação da Covid-19.

A retomada das aulas acontecerá de forma gradual, recebendo 25%, 50%, 75% e 100% dos alunos, respectivamente. Além da adoção de sistema de escala, várias adequações são previstas para reduzir o fluxo de pessoas e evitar aglomerações. Como por exemplo, os horários dos intervalos e lanches, que serão escalonados em cada turno, de acordo com a quantidade de estudantes presentes no Colégio. Além disso, não será permitida a entrada de pais, responsáveis, cuidadores e motoristas de vans escolares. Os alunos pequenos ou com necessidades especiais, que precisem de acompanhamento até a sala de aula, deverão ser entregues antes das catracas aos auxiliares.

Para os professores e funcionários, será realizada a Jornada de Formação uma semana antes do retorno das aulas, ou seja, de 14 a 18 de setembro. Serão ministradas formações voltadas para o âmbito pedagógico, de biossegurança, administrativo, sócio emocional e espiritual, para que a adaptação ocorra de forma segura e eficaz.

Mesmo com o retorno das aulas presenciais, o Neves continuará abrangendo as aulas remotas. “É importante entendermos que a utilização das ferramentas tecnológicas para a continuidade do aprendizado em casa é um caminho sem volta. Também é preciso pensar naqueles que não poderão voltar para o Colégio de imediato, seja porque não foi possível o retorno de todos ao mesmo tempo ou porque os pais não estão seguros de encaminharem seus filhos antes da certeza do controle da pandemia ou por inexistência de uma vacina capaz de imunizá-los”, afirma a diretora Irmã Marli Araújo.

Entre as adaptações, estão:

– Entrada sem uso da biometria;
– Aquisição e instalação de dispensadores de álcool gel 70% nos portões de acesso e demais ambientes do Colégio;
– Compra de equipamentos para aferição da temperatura corporal;
– Instalação de lavatórios equipados com dispensadores de sabonete líquido e lixeiras com pedal;
– Disponibilização de equipamento de proteção individual para colaboradores que lidam diretamente com o atendimento ao público;
– Sinalização de distanciamento nos ambientes e reorganização das entradas entre os setores da escola;
– Reorganização das salas e demais espaços com distanciamento de um metro e meio entre as pessoas, com portas e janelas abertas, sem uso de ventiladores e ar-condicionados;
– Utilização de ferramentas tecnológicas diversificadas e equipamentos para a realização das aulas híbridas; dentre várias medidas adotas.

Para conferir o plano de retomada completo, acesse o site: www.colegiodasneves.com.br.

Deixe uma resposta