Um doce é um prato praticamente indispensável em muitas casas do Rio Grande do Norte. Quando é feito a base de rapadura, então, ganha um toque especial no paladar potiguar. Esse é o caso do doce “Espécie”, que, além da rapadura, tem em sua composição principal, o gergelim. O alimento recebe esse nome por ser temperado a base de especiarias como cravo, canela, erva doce e pimenta do reino.

A receita aqui ensinada é da casa da dona Maria de Lourdes, de 89 anos, e da filha, Ieda Farias. “Aprendi a receita com minha mãe aos 15 anos de idade e fui passando para minhas filhas, hoje por conta da idade avançada não faço mais”, disse Maria.

Vamos aos ingredientes:

  • 3 rapaduras preta de cerca de 750 gramas
  • 1 Litro de água
  • 1 kg de gergelim
  • 1 pires de farinha de mandioca
  • 1 pitada de cravo
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 pitada de erva-doce
  • 1 colher de margarina ou manteiga da terra
  • canela para salpica

 

Espécie, doce de rapadura e gergelim — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca

Espécie, doce de rapadura e gergelim — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca

Modo de Preparo

Em um panela quente coloque o gergelim em porções de 350 g para torrar. Sempre mexendo, até dourar. Quando o gergelim começar a salpicar, retire-o do fogo: é sinal que o gergelim tá no ponto. Acrescente a farinha de mandioca ao gergelim e passe a misturar em um moinho ou liquidificador até ficar bem triturado.

Em outra panela, coloque a rapadura preta quebradinha e vá misturando com 1 litro de água até transformá-la em um mel. O passo seguinte é coar o mel da rapadura para retirar os “fiapos” da cana de açúcar.

Neste ponto, a parte importante do preparo: vá misturando o mel com o gergelim triturado que já foi passado no moinho, em uma panela. Quando estiver tudo misturado, acrescente as especiarias (cravo, canela, pimenta do reino, erva-doce) e a manteiga, sempre mexendo até desgrudar do fundo da panela. O doce rende 2k g. Para servir, acrescente castanhas de caju (opcional) e salpique canela.

Receita é especialidade de Maria de Lourdes e Ieda Farias — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca

Receita é especialidade de Maria de Lourdes e Ieda Farias — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca

Fonte: G1RN. 

Deixe uma resposta