Governo e Embaixada dos EUA negociam cooperação para Complexo Cultural da Rampa do RN

0
488

Um dos principais símbolos da conexão histórica entre o Rio Grande do Norte e os Estados Unidos, o Complexo Cultural da Rampa terá as obras concluídas ao fim de 2020. Visando uma parceria para implantação das exposições culturais no local, a governadora Fátima Bezerra recebeu no fim da tarde desta sexta-feira (25) o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, no prédio às margens do Rio Potengi.

Acompanhada da equipe de secretários de Estado e auxiliares, a chefe do Executivo estadual apresentou o prédio histórico, que está com 80% das obras executadas, e discutiu um trabalho conjunto com os estadunidenses. “Esta visita é um passo concreto que está sendo dado para o avanço dessa parceria muito bem-vinda. Tudo que a Rampa expressa, de um momento importante da nossa história, do Brasil e dos EUA, mostra que vamos ter uma saudável e exitosa parceria nesse resgate histórico”, afirmou Fátima Bezerra.

Junto com a cônsul geral dos EUA no Recife-PE, Jessica Simon, o embaixador conheceu todas as instalações onde ocorreu a Conferência do Potengi, encontro em 1943 entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin D. Roosevelt para selar a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Graduado em história, Chapman se disse encantado com o local e em conhecer esse pedaço histórico de seu país em terras potiguares. “É uma grande honra estar aqui celebrando esse fato. Penso que é necessário que se tenha, ao menos, uma exposição da História americana aqui na Rampa. Será nossa tarefa viabilizar isso”, completou o embaixador.

Este foi o segundo encontro entre a governadora Fátima Bezerra e o embaixador Todd Chapman. Na quinta-feira, a equipe do Governo do Estado e os diplomatas encaminharam acerto para protocolos de parceria. Os documentos do acordo entre o Governo dos EUA e o RN versarão sobre áreas como segurança pública, desenvolvimento econômico, educação e cultura e história.

Ainda durante a reunião da quinta-feira, o diplomata afirmou que fará um acerto com o Governo do Estado para encaminhar uma funcionária da Embaixada, especializada na curadoria de museus, que irá cooperar com a formatação do museu a ser instalado no complexo cultural.

MÚSICA

A visita ainda contou com um momento musical. O saxofonista Joedson Silva e o tecladista Luan Duarte apresentaram-se durante o pôr do Sol, com direito à execução das músicas sendo feitas em um barco de dentro do Potengi. O repertório foi desde a valsa Royal Cinema, do potiguar Tonheca Dantas, até a clássica New York, New York, imortalizada na voz de Frank Sinatra.

O encontro na Rampa ainda contou com a presença do vice-governador Antenor Roberto e dos secretários de Estado do Turismo, Ana Maria Costa; da Segurança Pública e da Defesa Social, Francisco Araújo; da Infraestrutura, Gustavo Coelho; e da Educação, Getúlio Marques. Também estiveram presentes o diretor geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, o comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Alarico Azevedo, e o representante do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Armando Holanda.

Foto: Reproduç

Deixe uma resposta