Veterinários auxiliam famílias na adaptação ao luto pela perda de animais de estimação

0
500

Pets são tratados como mais um membro da família, o que torna a perda um momento de tristeza profunda para seus tutores

O momento de falecimento de um pet é difícil e delicado. Como integrantes de um círculo de carinho e afeto, eles acabam tendo a mesma importância das pessoas da família e, no momento da morte, cresce também a necessidade de poder proporcionar uma despedida digna a eles. O crematório Vila Pet, uma das marcas do Grupo Vila, auxilia as famílias tutoras de animais de estimação a passar pelo luto dos seus seres tão queridos, proporcionando a despedida que eles merecem. Aliados a ele, veterinários também facilitam o contato entre o Vila Pet e os tutores, afinal, são eles que estão na linha de frente diariamente em contato com esse público. 

Segundo o veterinário Victor Xavier, na maioria das vezes, são situações muito tristes, afinal, os bichinhos são geralmente tratados como mais um membro da família, envolvendo um carinho e afeto de formas muito intensas. “Quando um ente desses vem a falecer, por qualquer que seja o motivo, acaba que é um momento de tristeza profunda para seus tutores. Nós, como profissionais da área, temos que trazer o conforto, trazer uma palavra adequada para o momento. Isso nos exige um certo preparo emocional para lidar com aquela pessoa, ou até três, quatro pessoas da mesma família”, explica.

Ele conta que ao longo do tempo desenvolveu habilidades até emocionais para conseguir passar por essas situações de uma melhor forma e ajudar a família naquele momento de transição, de uma forma o menos desconfortável possível.

Uma das opções para tornar esse processo mais leve é a utilização dos serviços do crematório Vila Pet, recomendada por Victor e outros veterinários. Eles têm uma parceria com a empresa e, além de divulgar os serviços, esclarecem como as etapas são realizadas. “Como profissionais do luto, sabemos conduzir esse processo com todo respeito, amparando e acolhendo essas famílias neste momento tão difícil e delicado”, diz Daniela Melo, gerente comercial do Vila Pet.

Além de atender demandas imediatas, o crematório Vila Pet também disponibiliza o uso futuro como opção para os clientes. Os veterinários são orientados a oferecer esta opção para os pets que já estão em idade avançada ou que tenham contraído alguma enfermidade. No caso da morte do animal, a recepção da clínica entra em contato com o Vila Pet e, assim, passam a atender o cliente explicando como o serviço é realizado.

O crematório Vila Pet fica localizado no cemitério Morada da Paz Zona Norte, em Natal. O espaço dispõe de sala especialmente preparada para velórios, para que a família possa se despedir de seu animalzinho antes da cremação. O forno possui tecnologia de ponta totalmente brasileira, inclui sistema inteligente de baixo consumo de gás, monitoramento contínuo dos gases e software exclusivo de gerenciamento da cremação. Após a cremação, a família recebe um certificado ou uma urna com as cinzas do animal de estimação em até 10 dias. Quando preferem, podem aspergir as cinzas no jardim do cemitério Morada da Paz, em um local específico para esse fim.

Deixe uma resposta