Retroescavadeira é apreendida por uso irregular em Natal

0
586

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) agiram nessa quinta-feira (12) no embargo de uma obra irregular de esgotamento sanitário que estava sendo realizada na Avenida Omar O’Grady (prolongamento da Av. Prudente de Morais).

Na ocasião, os guardas municipais e fiscais identificaram os responsáveis pela obra que estava ocorrendo em desacordo com a legislação. No local, estavam sendo utilizados equipamentos pesados para remoção de areia e escavação, a exemplo de uma retroescavadeira. “Na ação, a obra foi embargada pela equipe de fiscalização e o veículo utilizado na realização do serviço irregular foi apreendido por nossa equipe”, contou o coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz.

Todo o processo de embargo da obra e apreensão do veículo ocorreu de forma pacífica com a atuação dos guardas municipais e fiscais da Semurb, sendo efetivada de forma tranquila e sem reação do responsável pela obra irregular. Os suspeitos devem ser ouvidos em audiência na Semurb no sentido de dar andamento ao processo administrativo.

O patrulhamento realizado pelos guardas municipais da capital é orientado a sempre observar qualquer movimentação estranha em área pública com o objetivo de evitar a realização de obra irregular, invasão ilegal e crimes ambientais. A população pode contribuir com o combate a esse tipo de delito efetivando denúncias pelo número 190. No Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), há uma equipe de guardas municipais que repassa as informações para as unidades operacionais de patrulhamento da GMN.

MAIS

O Gaam/GMN concluiu, nesta semana, o acompanhamento de uma equipe de pesquisadores paulistas que vieram realizar um trabalho sobre a fauna e flora da área da Praia de Ponta Negra. O estudo vai servir como embasamento ambiental para realização de obras na área do litoral da capital potiguar. O estudo de coleta de dados in loco se estendeu por 10 dias percorrendo a área do litoral natalense e locais de preservação ambiental como a região de Lagoinha, que fica compreendida na Zona de Proteção Ambiental 05, e Morro do Careca, na Zona de Proteção Ambiental 06, além de todo o complexo de dunas que circundam essas ZPAs.

O trabalho dos guardas municipais consistiu em manter segura a equipe de pesquisadores e os equipamentos utilizados nas coletas de dados. Outro ponto importante, foi que os guardas agiram como guia dos cientistas adentrando em vários locais do ecossistema de dunas, lagoas e vegetação compreendidos nas ZPAs estudadas. O coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz, relatou que os pesquisadores demonstraram gratidão ao trabalho preventivo de segurança. “Foram dez dias de acompanhamento no período matutino e vespertino. Um trabalho importante reconhecido pela equipe de pesquisa”, comentou.

Foto: divulgação.

Deixe uma resposta