Três municípios do RN tem resultado das eleições contestados na Justiça Eleitoral

0
1060

Por Redação Trampolim da Notícia — De acordo com a plataforma de resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos 103 municípios brasileiros tiveram contestação na justiça do resultado das eleições 2020. O levantamento foi divulgado pelo portal Poder 360 nesta sexta-feira (20) e duas cidades do Rio Grande do Norte se fazem presentes: Santana do Seridó e Guamaré. Além disso, Lagoa Salgada também possui um questionamento realizado pelo Ministério Público Eleitoral.

Guamaré

Segundo o levantamento divulgado pelo portal, o motivo da contestação não foi informado. Porém, há um pedido do Ministério Público Eleitoral para indeferir a candidatura do prefeito eleito Hélio de Mundinho por estar no quarto mandato, embora a Constituição permita apenas dois. Isso acontece pois seu cunhado teria assumido a prefeitura em anos anteriores ao que foi eleito e, por se tratar do mesmo grupo familiar, o gestor estaria em provável desacordo com a lei.

Lagoa Salgada

No caso deste município, o prefeito Osivan Queiroz estaria se candidatando para um terceiro mandato sucessivo, dado que antes de ter assumido a prefeitura efetivamente em 2016, assumiu um mandato durante o perído de 27 de junho e 21 de novembro de 2013, em razão do afastamento do primeiro colocado nas eleições de 2012 (Osivan foi o segundo).

Santana do Seridó

Já no município seridoense, o levantamento do Poder 360 aponta que a motivação da contestação da justiça seria “conduta vedada”. Segundo informações da jornalista Thaísa Galvão, a chapa vencedora, composta pelo ex-prefeito Hudson Pereira de Brito e Tatiana Araújo foi cassada pelo Juiz da 24° zona eleitoral de Parelhas, Silmar Lima Carvalho.

O prefeito eleito é investigado por abuso de poder, uso indevido de meios de comunicação social e condutas vedadas. Na decisão em primeiro grau, Hudson ficaria inelegível por 8 anos. Porém, ainda cabe recurso.

Foto: Reprodução.

Deixe uma resposta