Nos EUA, Rogério Marinho conhece projetos de habitação e recursos hídricos

0
343

Por Grande Ponto — O ministro Rogério Marinho está nos Estados Unidos para trocar informações sobre modelos de governança com entes subnacionais em projetos de desenvolvimento regional. Nesta sexta-feira (20), a agenda foi voltada à habitação. Pela manhã, a equipe da Pasta visitou os Projetos de Habitação Social Hunter’s Point e Coliseum Connections. À tarde, houve visita à sede da Factory OS, empresa dedicada à construção de edifícios modulares multifamiliares.

Construído como habitação temporária para trabalhadores em 1956, o Projeto de Habitação de Hunter’s Point enfrentava, em 2014, uma realidade difícil: edifícios em deterioração, terreno íngreme e uma malha de ruas que separava o bairro do resto da cidade. Atualmente, apos a construção de novas unidades residenciais, o projeto oferece habitação a famílias de baixa renda, com aluguéis subsidiados pelo governo local.

Já o projeto Coliseum Connections, que foi projetado a partir do conceito de “desenvolvimento orientado para o trânsito”, é integrado por apartamentos destinados a diferentes faixas de renda. O projeto usa a técnica de construção modular, resultando em economia de cerca de US$ 4 milhões, além de redução no tempo de construção.

Localizada em um edifício onde, durante a Segunda Guerra Mundial, foram construídos navios para a frota norte-americana após o ataque a Pearl Harbour, a Factory OS constrói edifícios multifamiliares com custo 20% menor e 40% mais rápido do que os modelos tradicionais. As unidades são construídas fora do terreno onde serão implantadas. Em seguida, a empresa transporta e monta o equipamento. Outro ganho dessa tecnologia é que más condições climáticas não atrapalham as obras.

Segurança Hídrica

Na quinta-feira (19), a exemplo de terça (17) e quarta (18), a agenda foi marcada por visitas a obras de segurança hídrica. A comitiva do MDR, que também conta com a presença do secretário nacional de Recursos Hídricos, Sérgio Luiz Costa, e da diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Christianne Dias, reuniu-se com os diretores-executivos da Associação das Agências de Água da Califórnia (ACWA), Dave Eggerton, e da Autoridade de Água de San Luis & Delta-Mendota, Federico Barajas.

A equipe do MDR visitou o Reservatório de Los Vaqueros, localizado no Condado de Contra Costa, no norte da Califórnia. Construída de 1994 a 1998, a estrutura foi considerada, pela Sociedade Civil de Engenheiros dos EUA, como um dos grandes projetos do ano. A água é bombeada para o reservatório quando a salinidade da água da baía de São Francisco está baixa.

Além disso, Marinho conheceu a usina de bombeamento Bill Jones, que leva água do Delta de Sacramento para o Canal Delta-Mendota. A usina, localizada a cerca de 20 quilômetros da cidade de Tracy, é essencial para o abastecimento de água para fins agrícolas, para consumo urbano e para a fauna da região.

Foto: Reprodução.

Deixe uma resposta