Parnamirim terá a primeira Orquestra de Jazz Sinfônica do RN

0
455

Em uníssono na cidade que primeiro acolheu o estilo musical no Rio Grande do Norte, nos mais belos improvisos e arranjos, 50 músicos, sob a regência do maestro Eugénio Graça, irão compor a Parnamirim Jazz Sinfônica (PJS), orquestra jazzística pioneira no estado. O grupo foi criado, neste mês de novembro, com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A lista dos músicos aprovados no edital foi divulgada nesta 

A orquestra Parnamirim Jazz Sinfônica (PJS), de gestão privada, a cargo da EG Consultoria Musical, tem por objetivo a geração de renda e a atividade artística para músicos e demais profissionais da cultura e do espetáculo. Segundo o idealizador, maestro Eugénio Graça, o repertório passeia pelas sonoridades únicas do jazz, balanceadas com timbres eruditos, resgatando a relação de Parnamirim com o gênero, que foi trazido para a região por americanos, na época da Segunda Guerra Mundial, quando foi abraçado com recepção calorosa pelos amantes das edições do “For All”, realizadas na base militar do local.

Ainda segundo o maestro, o projeto realizará um intensivo trabalho de resgate das tradições das orquestras de rádio e televisão que fizeram sucesso entre os anos 1930 e 1970, se propondo a dar roupagem sinfônica à música jazz, popular brasileira e universal.

Deixe uma resposta