Maradona tinha tatuagens de Che Guevara e Fidel Castro e se disse “soldado” de Lula e Dilma

0
844

Por Poder 360 — O ex-jogador e ídolo argentino Diego Armando Maradona, que morreu nesta 4ª feira (25.nov.2020) aos 60 anos, sempre teve forte relação com a política. Simpático a valores e líderes da esquerda mundial, rompeu as fronteiras da Argentina com sua militância.

Ele chegou a fazer tatuagens com os rostos do líder cubano Fidel Castro e do guerrilheiro revolucionário Che Guevara. Nos últimos anos, Maradona fez manifestações de apoio aos ex-presidentes brasileiros Lula e Dilma Rousseff, do PT, e ao atual mandatário russo Vladimir Putin.

O 1º encontro de “El Pibe”, como era conhecido o ex-jogador, com Fidel, ocorreu em julho de 1987, 1 ano depois de o craque comandar a Seleção Argentina na conquista da Copa do Mundo de 1986, realizada no México.

A relação do ex-jogador com o cubano ficou ainda mais próxima em 2000, quando o argentino passou uma temporada morando no país do Caribe. Ele foi à Cuba passar por tratamento de desintoxicação de drogas. “Junto com Deus, ele é a razão pela qual estou vivo”, disse, sobre Fidel.

Em 2016, quando o cubano morreu, por coincidência também no dia 25 de novembro, Maradona fez uma emocionada homenagem a quem considerava “o mais sábio de todos”.

“Morreu o meu amigo, o meu confidente, o que me dava conselhos e que me ligava a qualquer hora para falar de política, de futebol. Como nunca se enganou, para mim Fidel é, foi e será eterno, único, o maior. Dói-me o coração porque o mundo perdeu o mais sábio de todos”, escreveu.

A tatuagem com o rosto de Che Guevara no ombro direito simbolizava uma admiração de Maradona pelo seu conterrâneo, nascido em Rosário. Os 2 compartilhavam a nacionalidade e a identificação com os ideais comunistas.

Fã de futebol, Che não viveu o suficiente para assistir a Maradona ganhar a Copa do Mundo de 1986 com a Seleção Argentina. Ele morreu 19 anos antes, em 1967. Gravada na pele, contudo, sua silhueta acompanhou o ídolo argentino em diversos episódios marcantes —do futebol à política.

Nos últimos anos, Maradona fez uma série de manifestações em relação à política brasileira. Em 2019, poucos minutos depois da saída da prisão do ex-presidente Lula, ele usou as redes sociais para fazer uma homenagem. “Hoje se fez a justiça”, escreveu, na legenda de uma foto com o petista.

No ano anterior, na data do julgamento do ex-presidente no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que acabou condenando Lula, Maradona publicou a seguinte mensagem nas redes sociais: “Lula querido, Diego está com você”.

Em maio de 2016, às vésperas da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, ele escreveu que era “1 soldado de Lula e Dilma” na legenda de uma foto com a camiseta da Seleção Brasileira.

Durante a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, Maradona disse nutrir admiração a outro importante líder mundial, o presidente russo Vladimir Putin.“É meu ídolo. Na parede da minha casa, tenho duas fotografias. Duas fotos estão penduradas uma junto a outra: Fidel Castro e Vladimir Putin”, afirmou.

Depois de sua morte, Maradona recebeu homenagem de outros líderes políticos. Evo Morales, que renunciou à presidência da Bolívia há pouco mais de 1 ano, o chamou de “irmão”.

O jogador de futebol também recebeu homenagens de políticos do seu país natal. O presidente argentino, Alberto Fernández, declarou: “Você nos levou ao topo do mundo. Você nos fez imensamente felizes. Você foi o maior de todos”.

A vice-presidente, Cristina Kirchner, também lamentou a morte do compatriota pelas redes sociais. Ele apoiava a gestão Kirchner desde a época em que seu marido, Néstor, era o presidente.

Em 2018, Maradona se ofereceu para ser vice em uma chapa encabeçada por Kirchner nas eleições do ano seguinte pela presidência da Argentina. Em vez disso, ela disputou –e venceu– como vice de Fernández.

Maradona também expressou reiteradas vezes ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Chegou a se declarar “1 soldado” do líder chavista.

Maduro enfrenta forte oposição dentro do país, que se intensificou com a auto-declaração de Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela em janeiro de 2019. Desde então, Maradona voltou a afirmar seu apoio ao regime chavista. Visitou Nicolás Maduro em Janeiro deste ano.

Maradona também era apoiou o antecessor de maduro, Hugo Chávez. Os 2 visitaram Fidel Castro em Havana em 2011.

Foto: Reprodução.

Deixe uma resposta