Governo do RN diz quando deverá iniciar vacinação da população contra Covid-19

0
513
Brasilia DF 28 10 2020 Anvisa liberou hoje importação de matéria-prima da Coronavac, vacina chinesa que será produzida pelo Butantan foto GOVESP

Por Grande Ponto — O Governo do Estado do Rio Grande do Norte estima iniciar a vacinação contra covid-19 em fevereiro de 2021 e aguarda o plano de imunização nacional do Ministério da Saúde. A informação foi dada à InterTv nesta quarta-feira (09) pela secretária adjunta de Saúde do RN, Maura Sobreira.

Paralelamente, o governo estadual abriu negociação com o Governo de São Paulo para a compra de doses da Coronavac para vacinação da população potiguar. A vacina, no entanto, ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que tem provocado críticas por parte do governador de São Paulo, João Dória, que quer a aprovação antes do previsto pela Anvisa, para começar a imunizar a população de seu Estado a partir de 25 de janeiro.

“O Ministério da Saúde anunciou que em torno de 60 dias seria o prazo da Anvisa para avaliar essas vacinas que estão sendo protocoladas, encerrando a fase três de teste. Nesse sentido, a gente teria em fevereiro a disponibilidade desses imunobiológicos nos estados, para iniciar o calendário vacinal”, afirmou a secretária em entrevista ao Bom Dia RN.

Maura afirmou que o estado vai aderir ao programa nacional de imunização contra a covid-19. Nesse programa, o Ministério da Saúde adquire as vacinas de diferentes laboratórios para atender a toda a população do país.

No entanto, o estado também deverá adquirir doses da CoronaVac com recursos próprios, principalmente para imunização dos profissionais de saúde. Ainda não há definição de quantas doses da Coronavac serão compradas pelo RN.

O Instituto Butantan, que irá produzir a vacina em parceria com a China, se comprometeu a negociar 4 milhões de doses com os demais estados do país.

Foto: Govesp.

Deixe uma resposta