RN tem a terceira maior média de testagem de Covid-19 do Nordeste, diz IBGE

0
519

Por G1 RN – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, divulgada nesta quarta-feira (23), indica que 13,3% da população do Rio Grande do Norte realizou algum teste para saber se estava contaminada pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Este número representa 471 mil pessoas – em outubro, eram 419 mil, equivalente a 11,8%.

De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o RN tem o terceiro maior percentual do Nordeste ao lado da Bahia (13,3%) e Paraíba (13,4%). Somente Piauí (20,6%) e Sergipe (14,7%) estão à frente na região.

No Brasil, a média de testagem da população é de 13,5%. Segundo o IBGE, a pesquisa contabiliza testagens de qualquer origem, seja ela em rede pública, instituição privada ou de iniciativa individual.

Número de pessoas rigorosamente isoladas cai 62%

A PNAD Covid-19 também apresentou que o número de potiguares rigorosamente isolados chegou a 405 mil em novembro. Em julho, quando a pesquisa foi iniciada, eram aproximadamente 1,078 milhão de pessoas. Portanto, a queda em cinco meses foi de 62,4%. O IBGE ainda destaca que, no período analisado, em todos os meses houve reduções seguidas.

Por outro lado, o número de pessoas que “reduziram contato pessoal, mas continuam saindo de casa e/ou recebendo visitas” cresceu 80% entre julho e novembro. Em julho, eram 915 mil e, em novembro, cerca de 1,65 milhão. Na pesquisa, as chamadas “saídas” de casa incluem trabalho ou atividades não essenciais.

Foto: Alex Régis.

Deixe uma resposta