4 plataformas da Petrobras têm surto de coronavírus, diz sindicato

0
471

Por Poder 360 – Em dezembro, 4 plataformas da Petrobras na Bacia de Campos, litoral do Estado do Rio de Janeiro, registraram casos de covid-19 em uma única semana. Os relatos foram recebidos pelo Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), filiado à FUP (Federação Única dos Petroleiros). A estatal disse que há casos pontuais detectados, mas não divulgou números (leia mais abaixo).

O sindicato afirmou que 28 trabalhadores de quatro plataformas tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus, sendo alguns deles sintomáticos.

Em nota, a FUP diz que o 1º caso foi na plataforma P-32, que opera no campo de Marlim, 1 petroleiro foi diagnosticado como o covid-19, após o desembarque em 25 de dezembro. Depois de 3 dias, em 28 de dezembro, 3 trabalhadores desembarcaram depois de também terem um resultado positivo no teste.

Na P-15, no campo de Marimbá, foram 7 trabalhadores infectados, e posteriormente desembarcados. Segundo o texto, uma equipe de profissionais de saúde embarcou nesta 4ª feira (30.dez.2020) para fazer o teste de detecção do coronavírus em todos a bordo.

Segundo a FUP, desde o final de novembro até 29 de dezembro, 17 petroleiros com sintomas da covid-19 foram desembarcados de uma plataforma no mesmo campo.

“Infelizmente, a Petrobras insiste em não aprimorar seus protocolos de testagem e rastreio de contágio, o que poderia reduzir o número de contaminados a cada surto”, disse o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira.

Vieira ainda disse que a estatal controla o que é falado sobre os casos de covid-19 nas plataformas: “Muitas informações que recebemos não vêm dos contaminados, mas dos trabalhadores a bordo, que ficam apreensivos. A Petrobras continua com a sua política de controlar as informações, e é muito importante que as pessoas entrem em contato conosco, para que possamos cobrar a companhia”.

ALTA DE CASOS

Levantamento do SindipetroNF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), calculado a partir dos dados divulgados no Boletim de Monitoramento covid-19 do Ministério de Minas e Energia, mostrou que somente na 1ª semana de dezembro foram confirmados 328 casos de covid-19 em petroleiros. No mês de novembro, foram 463, mais que a soma dos casos de outubro (163) e setembro (178).

Segundo o coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do SindipetroNF, Alexandre Vieira, em entrevista à CNN, o número pode ser subnotificado, pois o ministério não contabiliza os funcionários terceirizados da Petrobras.

SINDICATO JÁ ACIONOU O MINISTÉRIO PÚBLICO

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista apresentou uma denúncia junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo), ao MPT (Ministério Público do Trabalho) e à SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho), por falta de segurança operacional, no final de novembro.

A organização afirmou que ao menos 21 trabalhadores foram infectados naquele mês, na plataforma de petróleo P-69, localizada na Bacia de Santos. O diretor do Sindipetro-LP, Marcelo Silva de Lima, disse ao G1 que chegou a pedir à Petrobras uma paralisação das atividades na unidade, o que foi negado.

PESQUISA MOSTRA MAIOR FREQUÊNCIA DE CASOS ENTRE PETROLEIROS DO QUE NA POPULAÇÃO EM GERAL

Pesquisadores da ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgaram um parecer técnico em outubro mostrando que a frequência dos casos de covid-19 (em contaminados por 100 mil) entre os petroleiros era maior do que a registrada na população brasileira em geral. A pesquisa foi feita no mês de setembro.

O texto cita “a ocorrência de nexo técnico epidemiológico presumido entre a atividade econômica no setor de petróleo e gás e a covid-19”. Diz ainda que “o diagnóstico da covid-19 em petroleiros é presumidamente relacionado ao trabalho”.

O parecer científico destaca que o “total de casos de covid-19 na Petrobras equivale a uma incidência de 4.448,9 casos/100 mil, o que corresponde a uma incidência maior do que o dobro (2,15) da incidência registrada em todo o Brasil (2.067,9), até a mesma data (14.set.2020)”.

A pesquisadora Liliane Teixeira, que participou da elaboração do parecer científico, afirmou que o trabalho foi solicitado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), em decorrência das contaminações por covid-19 nas plataformas de petróleo do país.

“O Cesteh organizou um grupo de trabalho, e todos fizeram pesquisas exaustivas, além de contatarmos os sindicatos da área (FUP e FNP) para obter dados de casos de covid-19 que estão sendo feitos por busca ativa”, disse Liliana à assessoria da ENSP.

O trabalho não conclui que a causa da frequência maior de casos de coronavírus entre os petroleiros se dá conta do ofício, mas afirma que “permite presumir que a relação da covid-19 com o trabalho (nexo causal) na indústria de petróleo e gás adquire natureza epidemiológica”.

O QUE DIZ A PETROBRAS

A estatal foi procurada pelo Poder360 e respondeu por meio de nota. Afirmou que testa os trabalhadores com o RT-PCR antes da entrada na plataforma, e diz que casos suspeitos de covid-19 são desembarcados. Afirmou “adotar procedimentos robustos em todas as unidades desde o início da pandemia” e ter feito mais de 400 mil testes nos colaboradores (RT-PCR e sorológicos).

Leia abaixo na íntegra:

“A Petrobras informa que ocorreram desembarques pontuais por suspeita de covid-19 nas plataformas citadas. Sempre que um caso suspeito é identificado em unidade offshore, o colaborador com sintomas e todos os seus contactantes desembarcam para teste em terra, com acompanhamento das equipes de saúde da Petrobras e orientação para isolamento. São reforçadas as medidas de higienização e distanciamento na unidade e, preventivamente, podem ser realizados testes a bordo.

A companhia adota procedimentos robustos em todas as suas unidades desde o início da pandemia. Todas as ações têm base em evidências científicas e orientações de autoridades sanitárias. Para unidades com confinamento, como plataformas, os procedimentos envolvem monitoramento de saúde desde 14 dias antes do embarque, quando todos os colaboradores são acompanhados por equipes de saúde e orientados a ficar em casa e reportar qualquer sintoma. Antes do embarque é realizado o teste RT-PCR. A bordo, as medidas de prevenção incluem uso obrigatório de máscaras, higienização reforçada e orientações para distanciamento.

A Petrobras investiu fortemente nas ações preventivas em suas instalações, incluindo uma das mais amplas estratégias de testagem da indústria. A Petrobras já realizou mais de 400 mil testes para Covid-19 nos colaboradores de suas unidades próprias em todo o país, incluindo testes RT-PCR e testes rápidos (sorológicos). A estratégia de ampla testagem possibilita que o diagnóstico do quadro de saúde na companhia seja mais preciso do que o da sociedade em geral.”

Foto: Reprodução.

Deixe uma resposta