Guarda Municipal encontra vestígios de treinamento de tiro em área ambiental de Natal

0
490

A Ronda de Proteção Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Ropam/GMN) realizou na terça-feira (12) uma incursão nas trilhas de vegetação nativa dentro da Zona de Proteção Ambiental 01, que engloba o Parque da Cidade do Natal. A medida possibilitou os guardas municipais encontrar pontos de invasão e vestígios de locais suspeitos de estarem sendo utilizados para treino de tiro com arma de fogo.

A área de vegetação é de acesso restrito e fica em ambiente isolado onde o tráfego de pessoas não é permitido sem autorização prévia dos órgãos ambientais. Durante a incursão foram encontradas garrafas pets com volume de dois litros cheias de areia e com marcas de tiros efetuados utilizando armas de fogo. “Acreditamos que estavam utilizando o local para aperfeiçoar o tiro com armamento de fogo”, contou um dos guardas.

Os guardas do Ropam também conseguiram identificar que algumas placas de aviso de proibição ao acesso à área de preservação estavam marcadas com diversos buracos ocasionados por projéteis de chumbo. Outra percepção foi no tocante a vegetação, onde foi possível identificar o tráfego de pessoas nas matas e dunas.

De acordo com a Coordenação do Ropam/GMN, as incursões na região onde foram encontrados os vestígios de invasão e treinamento com arma de fogo passarão a ser melhor monitorados no intuito de identificar e deter os invasores.

O Ropam foi criado em julho de 2019 e tem a missão de ser um reforço na segurança da área onde está localizado o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A medida ampliou o efetivo de guardas municipais que atuam no patrulhamento das trilhas pavimentadas e naturais do Parque, como também reforçou as guarnições nas entradas e saídas da unidade de conservação ambiental. O patrulhamento preventivo das guarnições da GMN no Parque da Cidade é feito por guardas municipais utilizando viaturas e a pé.

Foto: GMN.

Deixe uma resposta