Revisão de estudos sobre ivermectina indica eficácia potencial contra a covid-19

0
1308

Por CNN — Uma revisão de 11 pesquisas sobre a eficácia da ivermectina, feita pela Universidade de Liverpool, indicou que o vermífugo foi associado a uma redução dos níveis de inflamação e a uma eliminação do novo coronavírus, além da redução do tempo de internação e da mortalidade.

O estudo é chamado de meta-análise – uma revisão de pesquisa sobre o assunto, não uma pesquisa original.

O autor, doutor Andrew Hill, afirma que, individualmente, nenhum dos materiais analisados é robusto o suficiente para que um nível de eficácia seja estabelecido. Porém, combinados, eles podem indicar se o remédio é eficaz.

De qualquer maneira, o estudo não recomenda a aprovação do uso da ivermectina até que sejam feitas mais pesquisas.

“Muitos ensaios incluídos [no estudo] ainda não foram publicados ou passaram por revisão científica e meta-análises são sujeitas a confusão. Além disso, há uma grande variação nos padrões entre os ensaios, diferenças entre doses de ivermectina e a duração dos tratamentos foi heterogênea. A ivermectina deve ser validada em estudos maiores randomizados antes que os resultados sejam suficientes para revisão pelas autoridades reguladoras”, diz o estudo.

Os resultados da análise apontam uma redução do tempo até a eliminação do vírus, redução no tempo de hospitalização, taxa de recuperação clínica 43% mais altas e taxas de sobrevivência 83% superiores.

Os estudos analisados foram realizados na Espanha, Índia, Argentina,Turquia, Egito, Bangladesh, Paquistão, Nigéria, Irã e Iraque.

A ivermectina é um vermífugo utilizado para a eliminação de vários parasitas pelo corpo. O medicamento é aprovado para o tratar oncocercose, elefantíase, ascaridíase, pediculose e escabiose.

Um estudo feito na Austrália publicado em abril do ano passado descreve o efeito da ivermectina no novo coronavírus em ambiente de laboratório, com análise in vitro.

Segundo a agência regulatória norte-americana, FDA, esse tipo de estudoé comumente usado durante um estágio inicial do desenvolvimento de remédios.

O órgão adverte são necessários testes adicionais para definir se a ivermectina pode ser apropriada para a prevenção ou tratamento da covid-19.

Assim, a agência não recomenda o uso da ivermectina para este fim.

Foto: Reprodução.

Deixe uma resposta