Filmes homenageiam tradição de fé do povo de Caicó

0
531
Filmes homenageiam tradição de fé do povo de Caicó

Personagens da região falam sobre a fé e os festejos do caicoenses em produções audiovisuais patrocinadas pelo Morada da Paz e Plano Sempre

As marcas Morada da Paz e Plano Sempre, que fazem parte do Grupo Vila e atuam há 16 anos na região do Seridó, realizaram a produção de dois filmes, de um minuto cada, para enaltecer a fé do povo caicoense, que é uma das principais expressões da cultura do Rio Grande do Norte. As homenagens das empresas acontecem exatamente neste momento de pandemia, em que os típicos festejos religiosos para Sant’Ana foram adaptados para cerimônias on-line.

O sócio-diretor do Grupo Vila, Tales Dias, explica como os valores das empresas são apresentados com essa ação. “Nosso propósito é mudar a maneira das pessoas lidarem com a morte. E, para nós, uma forma de alcançar isso é pela valorização da vida e da memória das pessoas, dos locais, das culturas. Estamos há muitos anos presentes na vida do povo caicoense, então, essa é uma maneira que encontramos de honrar essa história”, conta.

A gerência de marketing do Grupo Vila em conjunto com as agências Le Fil, que atende o Morada da Paz; Cuca, que atua com o Plano Sempre; e a equipe do estúdio Quilha são responsáveis pela produção dos vídeos. A gerente de marketing do Grupo, Eliza Fonseca, detalha como aconteceu essa produção neste contexto de pandemia. “Toda a produção foi realizada a distância e seguindo as recomendações sanitárias diante da crise do Coronavírus e apenas a gravação aconteceu in loco, com equipe reduzida de duas pessoas, além do entrevistado”.

Para expressara importância da religião na vida e história dos caicoenses, as empresas convidaram personagens que conhecem bem o significado da Festa de Sant’Ana para a região do Seridó. O vídeo publicado nas redes sociais do Plano Sempre (@planosempre) mostra a conexão da cidade de Caicó com Sant’Ana e revela o costume de aproveitar os festejos para reunir em família, a partir do depoimento do Pároco da Diocese de Sant’Ana, Alcivan Tadeus e de belas imagens da cidade.

No segundo filme, disponibilizado nas redes sociais do Morada da Paz (@moradadapaz), três personalidades locais contam as memórias afetivas dos caicoenses sobre Festa de Sant’Ana, revelando a força que mantém viva essa tradição mesmo com a pandemia. A jornalista Gláucia Lima, o Padre Costa, diretor do Colégio Diocesano de Caicó; e o historiador Adauto Guerra foram os convidados desta produção, que traz também imagens da catedral de Sant’Ana.

O Morada da Paz e o Plano Sempre proporcionam acolhimento e assistência à população em um dos momentos mais delicados da vida, que é a perda de pessoas próximas em virtude da morte. Com atuação também na Paraíba e em Pernambuco, o Grupo Vila tem em seu histórico o perfil de apoiador da cultura dos Estados onde oferta seus serviços.

“Esse esforço que fazemos para homenagear mostra o quanto a região do Seridó é importante em nossa atuação. Estava nos nossos planos que julho seria o mês para desenvolver ações voltadas para nossas unidades em Caicó, como forma de interiorizar a comunicação e fortalecer a gestão da marca cada vez mais personalizada à realidade de onde chegam nossos serviços, locais onde as pessoas tem grande receptividade a nossa forma de trabalho”, finaliza Eliza Fonseca.

Deixe uma resposta