O Governo do Rio Grande do Norte editou o Decreto Estadual nº 29.928, a ser publicado na edição do Diário Oficial de hoje (15), que prorroga até o dia 18 de setembro a suspensão das atividades escolares presenciais da rede pública e privada de ensino em todos os níveis educacionais, como medida de contenção da transmissão da covid-19.

O secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14), disse que a preocupação do governo em relação à volta às aulas não é somente o risco de contaminação de alunos nas escolas, mas também no deslocamento deles e de funcionários para as instituições de ensino.

“Não é só a escola estar bem preparada. Esse aluno pode se infectar no caminho para a escola. Hoje os transportes não estão dentro dos protocolos. Registram aglomeração. Mesmo com escolas preparadas, os estudantes poderiam se infectar no deslocamento”, disse o secretário de Educação do estado.

O secretário ressaltou que a prorrogação da suspensão das aulas vale para escolas públicas e privadas. “Uma boa parte das escolas particulares tem condições de segurança. Tem um grupo de escolas que está preparado. Nós sabemos disso e respeitamos isso. Mas não é a segurança só na escola que está em questão. É como o aluno chega também”, frisou.

Getúlio disse ainda que um levantamento feito pelas escolas aponta que 70% das famílias não querem o retorno das aulas presencias por enquanto.

As aulas presenciais estão suspensas no Rio Grande do Norte desde o dia 18 de março. Desde então, novos decretos vêm prorrogando essa suspensão. De acordo com o último boletim epidemiológico do RN, o estado tem 57.072 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 e 2.036 mortes causadas pela doença.

*Com informações de: Nominuto. 

Deixe uma resposta