No Grupo Vila, o recrutamento pessoal está sendo feito majoritariamente de forma remota

O distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus modificou o dia a dia das organizações empresariais, incluindo o departamento de Recursos Humanos. Muitas empresas tiveram que aderir ao home office, uma tendência que deverá permanecer em diversas áreas do mercado de trabalho. Além disso, os processos seletivos em algumas empresas tinham algumas etapas realizadas de forma remota. Agora, a situação mudou e o recrutamento on-line tem ficado cada vez mais evidente.

No Grupo Vila, empresa do segmento funerário, detentora das marcas Morada da Paz, Plano Sempre e Vila Pet, com atuação no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, o processo seletivo de novos colaboradores está sendo feito todo no formato on-line. Segundo a coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Vila, Ana Paula de Godoy, antes da pandemia os processos seletivos já tinham algumas etapas que era realizadas de forma on-line, como os testes comportamentais e provas, mas ainda assim, analistas do Grupo se deslocavam entre cidades e municípios para realizar os recrutamentos.

“Com a chegada da pandemia e a impossibilidade de locomoção e viagens, passamos a adotar o processo seletivo no formato on-line. Somente a etapa final de entrevista com o gestor continuou presencialmente”, explica. “No começo achamos que seria muito difícil fazer uma seleção on-line, mas depois de alguns ajustes vimos que funcionava muito bem. Conseguimos realizar seleções em Natal, Mossoró e Caicó, como também nos demais estados em que atuamos. Antes da pandemia não achávamos que isso seria possível. Hoje trabalhamos muito bem nesse novo formato”, enfatiza.

Entrevistas, redação, apresentação de cases, tudo era feito presencialmente e passou a ser virtual para não colocar em risco funcionários e candidatos. A equipe teve que se adaptar e cumpriu a tarefa muito bem, como explica Ana Paula. “Nesses seis meses de home office, nós conseguimos bater nossa meta de eficácia em recrutamento e seleção em 100%, conseguimos fechar todos os processos dentro do prazo e encaminhar as contratações”, conta.

Para algumas pessoas não tão familiarizadas com a tecnologia, o processo seletivo on-line pode ser uma dificuldade. Nessas situações, as analistas de RH estão preparadas para orientá-las a concluir a seleção. Já a atendente recém-contratada do Grupo, Ana Karina Vieira, conta que não teve dificuldades e que tudo fluiu normalmente.

“Meu processo seletivo foi bem tranquilo, respondi alguns questionários, tive que gravar um vídeo e fazer as entrevistas on-line, apenas a última com os gestores foi presencial. Já havia participado de uma seleção virtual antes e já tinha uma familiaridade com isso, então foi bem normal para mim”, relata.

Vagas abertas de emprego
O Grupo Vila tem vagas abertas no Rio Grande do Norte para os municípios de Natal e Caicó. As oportunidades podem ser acessadas na aba ‘trabalhe conosco’ do site www.grupovila.com.br/trabalhe-conosco.

Deixe uma resposta