Na tarde desta terça-feira (11), um protesto de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) resultou em uma intervenção da Polícia Militar. Os estudantes protestavam na reitoria do IFRN, em Natal, contra a intervenção na instituição – que dura mais de 100 dias – quando policiais militares chegaram ao local e usaram spray de pimenta para dispersar o grupo. Um vídeo mostra a ação dos policiais.

O vídeo mostra um grupo de estudantes próximo ao portão de acesso à reitoria, já na saída da instituição. Um dos policiais vai em direção ao grupo e joga o spray nos estudantes. Houve gritaria e correria.

Os estudantes contam que a Polícia Militar chegou ao local para conter o ato que, segundo eles, acontecia de forma pacífica. “Hoje, no dia do estudante, estudantes de vários grêmios estudantis decidiram construir um ato simbólico na reitoria contra a intervenção que já dura mais de 100 dias no nosso instituto. O interventor Josué decidiu chamar a PM, ao invés de conversar com os estudantes como sempre aconteceu no IFRN. O primeiro diálogo dos PMs já foi ameaçando levar a gente algemado, sendo agressivos. Depois confiscaram o celular de uma menina de forma extremamente bruta só porque ela estava gravando a atuação deles”, conta Matheus Araújo, um dos estudantes que participavam do protesto.

De acordo com o professor do IFRN Daniel Lobão, o acesso ao prédio foi fechado e quem chegava ao local era impedido de entrar. “Quando eu cheguei já não estava mais podendo entrar no IFRN, então eu fiquei na porta, do lado de fora”. Do portão, ele presenciou o ato dos policiais.

Por: G1 RN

Deixe uma resposta