Secretaria de Segurança de Natal vai fiscalizar retomada das aulas nas escolas particulares

0
430

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) é um dos órgãos que vai atuar na fiscalização das escolas particulares que pretendem retomar as aulas presenciais em Natal, neste ano. Para alinhar o processo de fiscalização e as exigências determinadas no decreto municipal, a titular da Semdes, Mônica Santos, e o diretor do Procon Natal, Gleiber Dantas, participaram na manhã desta sexta (11) de uma reunião com o presidente do Sindicato das Escolas Particulares, Alexandre Marinho.

No encontro foi ajustado a forma que a fiscalização vai atuar, reforçado as normas legais previstas no decreto para que as escolas possam realizar as aulas e enfatizando as medidas preventivas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Na reunião foi tratado ainda que todos os itens necessários para liberação das atividades serão cuidadosamente averiguados pelas equipes de fiscalização, o que foi respaldado pela Direção do Sindicato das Escolas Particulares.

De acordo com a secretária da Semdes, Mônica Santos, o processo de fiscalização já inicia na próxima segunda-feira (14). A gestora lembrou que as escolas vão abrir aos poucos e não são todas que optaram pela retomada das aulas presenciais. “Cada escola particular que for se adequando para reabertura deve informar para que a fiscalização faça um levantamento de tudo que é exigido e, estando tudo de acordo com a legislação, serão liberadas as atividades. Lembro, mesmo após a liberação a fiscalização pode a qualquer hora fazer nova averiguação”, explicou.

Entre as medidas que fazem parte do protocolo das escolas para o retorno às aulas presenciais estão: medição de temperatura dos alunos na entrada da escola, disponibilização de tapetes sanitizantes, sinalização de corredores, distanciamento de 1,5m das carteiras em sala de aula, divisão da turma em dois ou mais grupos e termo de responsabilidade dos pais.

A retomada das aulas presenciais nas escolas particulares foi aprovada pelo Comitê Científico do Município e é respaldada por estudos técnicos, a exemplo das quedas dos índices de transmissibilidade da doença e da taxa de ocupação de leitos Covid no município de Natal.

Foto: Assessoria.

Deixe uma resposta