Operação mira traficantes que usavam creches como ponto de venda de drogas

0
430

Por O Dia — A Polícia Civil realiza nesta sexta-feira (18) uma operação contra traficantes das comunidades do Lixão e Vila Ideal, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Eles também são responsáveis por uma série de roubos de cargas, veículos de passeio e de ônibus. Até a última atualização, 16 pessoas haviam sido presas e um suspeito foi morto.

Segundo a polícia, o grupo pratica os roubos nas imediações das favelas e se beneficiam do acesso fácil para a Rodovia Washington Luiz e a Linha Vermelha. As investigações apontam que traficantes invadiram instituições de ensino e até creches dentro das comunidades para o comércio das drogas. Em tom de ameaças, eles invadiam os locais e se instalavam. Por conta da pandemia, as creches e escolas estão fechadas para alunos.

De acordo com a polícia, o grupo possui práticas semelhantes às usadas pela milícia, demolindo imóveis e expulsando moradores de suas casas. Conforme O DIA mostrou no decorrer da semana, na série Narcomilícia, traficantes estão adotando as mesmas táticas.

Para a polícia, mesmo de dentro da cadeia, o traficante Charles Silva Batista, conhecido como Charles do Lixão ou Charles da Vila Ideal, continua dando ordens para que seus comandados agissem na região. Foi ele quem nomeou o sucessor de seu filho Charles Jackson Batista, o Charlinho, morto em março do ano passado durante um confronto com a polícia.

Os indiciados responderão pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, roubo majorado, porte ilegal de armas, entre outros crimes, cujas penas somadas ultrapassam 30 anos de prisão.

Foto: Reginaldo Pimenta / Agência O Dia.

Deixe uma resposta